sexta-feira, 19 de novembro de 2010

XVIII Congresso de Iniciação Científica (Conic) da UFPE começa na próxima quarta

Com o tema “Educação e Sociedade”, em homenagem à professora da UFPE Silke Weber, o Congresso de Iniciação Científica (Conic) realiza sua 18ª edição a partir da próxima quarta-feira (24), com a cerimônia de abertura prevista para as 8h30.
O evento, que será realizado no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE até o próximo dia 26 de novembro, acontece em conjunto com o II Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Coniti) e a VI Jornada de Iniciação Científica (Joic) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Neste ano, 1.705 alunos de instituições de ensino e pesquisa de Pernambuco se inscreveram como ouvintes para participar do Conic. Além disso, cerca de 900 trabalhos, entre orais e pôsteres, foram inscritos pelos alunos de graduação da Universidade, abrangendo oito grandes áreas de conhecimento (Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Engenharias; Lingüística, Letras e Artes;). Trinta trabalhos serão expostos pelos alunos da Fundaj. Os professores da UFPE que orientam esses alunos devem participar do Congresso como avaliadores.
Os três melhores trabalhos apresentados em cada área do conhecimento recebem uma premiação da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, organizadora do Congresso.
O Conic também coloca à disposição dos alunos da Universidade a oportunidade de realizar um dos 11 minicursos oferecidos durante o evento: Educação Ambiental na Formação de Professores; Importância Biotecnológica de Actinobactérias; Mídia, Cultura e Cotidiano; Voz do Professor: Conhecimentos e Cuidados Necessários; Introdução à Teoria Social do Discurso; O Fumo, a DPOC no Idoso e o Programa de Reabilitação Pulmonar; Gestão de Resíduos Sólidos; A Gema que não é de Ovo; Exemplos de Uso e Aplicação de Resíduos para Construção Civil; Micoses do Verão: Aprenda a Diagnosticar e como se Prevenir; Doenças Silenciosas são Dinâmicas. Então, não fique parado!

“O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) conta com a participação de professores altamente qualificados na UFPE. Esse fator, em conjunto com a competência dos alunos que realizam iniciação científica contribui para o fortalecimento da pós-graduação em uma instituição, pois esses alunos são o que estão mais preparados para ingressar no mestrado e seguir a carreira acadêmica. Por isso, o Pibic e as pesquisas realizadas pelos discentes, sendo apresentadas durante o Conic, são de extrema importância para toda a Universidade”, considera o professor Anísio Brasileiro, pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE.
HOMENAGEADA - Silke Weber obteve graduação em Pedagogia na Faculdade de Filosofia do Recife (1960), mestrado em Psicossociologia - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1966) e doutorado em Sociologia - Université René Descartes (1972).
A professora tem experiência na área da Psicologia Social, Educação e Sociologia. Tem desenvolvido trabalhos principalmente nos seguintes temas: ensino superior, educação e projetos de sociedade, educação brasileira, políticas educacionais, profissionalização e formação do professor, qualidade da educação pública.

Orientação para apresentações orais
Os alunos que irão apresentar trabalhos no XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE na forma oral devem entregar o arquivo da apresentação, em cd ou disquete, na Propesq no dia 22 de novembro (horários: 9h às 12h e 14h às 17h) ou em 23 de novembro (9h e 12h). É importante que o estudante também leve o arquivo quando no momento da apresentação, por precaução.

Mais informações
(81) 2126.7052
www.ufpe.br/conic
pibicufpe@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário