sábado, 8 de outubro de 2011

Cerimônia de transmissão de cargo de reitor da UFPE para Anísio Brasileiro acontecerá na próxima terça-feira (11)
Na próxima terça-feira (11), às 9h30, acontecerá a solenidade de transmissão do cargo de reitor da Universidade Federal de Pernambuco para o professor Anísio Brasileiro, que foi eleito em abril deste ano para um mandato de quatro anos à frente da UFPE. A cerimônia ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade e reunirá toda a comunidade acadêmica, além de autoridades. A solenidade será presidida pelo professor Amaro Lins, que se despede do cargo de reitor da Universidade, ocupado por ele durante dois mandatos (2003-2007 e 2007-2011), tendo como vice-reitor o professor Gilson Edmar. O novo vice-reitor, professor Sílvio Romero de Barros Marques, será empossado pelo reitor.
Entre os objetivos de Anísio Brasileiro para sua gestão estão a implementação de ações concretas a fim de aperfeiçoar e fortalecer: o quadro jurídico que rege as licitações e compras das universidades; as Fundações de Apoio ao Desenvolvimento das universidades; o financiamento público para os hospitais universitários; as condições de trabalho dos docentes e servidores técnico-administrativos; e as relações da Educação Superior com a Educação Básica, ambas sob a tutela do Ministério da Educação (MEC).
Também se destacam em seus planos de gestão o incremento das ações de apoio aos alunos, com a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a realização de um trabalho de humanização do campus, a conclusão das obras de infraestrutura física, a construção de espaços de convivência, de restaurantes universitários em Caruaru e Vitória, e de novas casas de estudantes. Uma política de informação e comunicação, que articule as rádios e televisão, as bibliotecas, a editora, o Núcleo de Tecnologia de Informação, será também prioridade do novo reitorado, juntamente com o fortalecimento de pesquisas em áreas estratégicas para Pernambuco.
TRADIÇÃO – Na cerimônia, será lido o ato de posse do reitor, assinado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A posse ocorrerá em Brasília nessa quinta-feira (6). A solenidade tem início com o cerimonial realizando a trasladação das tradicionais roupas do protocolo acadêmico, as vestes talares: a beca reitoral, a samarra e o capelo. As origens dessas vestes remontam ao cerimonial multissecular da Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram a maior parte das tradições protocolares. A beca reitoral é a vestimenta longa, de cor preta, imediatamente acima da roupa do reitor.
Por cima da beca fica a samarra, que é uma espécie de capa, cujas cores são específicas de determinadas áreas do conhecimento. Sua tradição e uso vêm de uma antiga vestimenta usada por camponeses europeus, que, na Idade Média, era feita de pele de carneiro, tratada até alcançar grande alvura. Na cor branca, a samarra é exclusiva do reitor, pois essa cor simboliza a abrangência de todo o conhecimento humano.
O capelo, veste complementar que fica na cabeça do reitor, é indicativo do poder institucional e temporal inerente ao seu cargo. Depois da trasladação das vestes, Amaro Lins transmitirá o cargo para Anísio Brasileiro, passando a este a presidência da mesa. Anísio, então, receberá então o colar reitoral, símbolo da união das diferentes unidades universitárias na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade. Em seguida, ele dará posse ao vice-reitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário