quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Simulação de Organizações Internacionais (SOI)

Simulação de Organizações Internacionais (SOI)

A SOI é um Modelo de Organizações Internacionais, que é um tipo de atividade realizado em todas as partes do mundo, tornando esses fóruns de debate cada vez mais conhecidas pela sociedade. Nesse tipo de atividade acadêmica, os estudantes, divididos em comitês temáticos, debatem assuntos centrais da agenda internacional, como direitos humanos, segurança, economia, desigualdade e meio-ambiente. Os participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de Estados, juízes, dentre outras funções, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais.
Este ano a SOI contará com mais de 200 alunos dos mais diversos cursos, a SOI contará com 7 comitês, sendo um deles destinado ao público secundarista. São os seguintes:
  • OMI (CPAM) – Organização Marítima Internacional (Comitê de Proteção do Ambiente Marinho)
  • UNODC – Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime
  • OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte
  • TEDH – Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
  • UNASUL – União das Nações Sul-Americanas
  • Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Mini-SOI)
  • Comitê de Imprensa Internacional
Este tipo de evento, conta com a participação de alunos de vários estados brasileiros, o que enriquece ainda mais toda esta experiência. É um projeto de extensão realizado por alunos do curso de Direito da UFRN, que está em seu 11º ano de existência, e a cada ano tentamos superar o último. Venho convidar vocês a participarem deste evento, sei que Natal é um pouco longe, mas com certeza vocês irão serão muito bem-vindos!
As inscrições para participação nos Comitês são realizadas pelo site http://www.soi.org.br/. Quaisquer dúvidas podem também ser tiradas através da nossa página do facebook https://www.facebook.com/profile.php?id=100002193142136.


Atenciosamente,
Bárbara Patriota
Diretora Acadêmica da OMI – CPAM - SOI 2011 - UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário