terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ciclo Gaia de Palestras

O Ciclo Gaia de Palestras é uma atividade promovida pelo Departamento de Zoologia,
do Centro de Ciências Biológicas (UFPE) em parceria com a Livraria Cultura – Recife,
Pernambuco.

Dia:
08 de novembro de 2011 – 19:00 horas

Tema:
Ilha de Tatuoca: aspectos da influência de Suape

Palestrante:
Marcos Miliano (Cientista Social)

Resumo:

A percepção socioambiental dos moradores nativos da Ilha de Tatuoca, em relação às
mudanças que ocorrem em sua vida e em sua entorno, promovidas pelo processo de
desenvolvimentismo no Complexo Industrial Portuário de Suape. O cotidiano desses
moradores como seres sociais inseridos em um contexto político, socioambiental e
histórico de transformações alheias à sua vontade.

Marcos Miliano Araujo de Almeida é Cientista Social, formado pela UFRPE,

consultor em responsabilidade socioambiental e desenvolve pesquisas no litoral sul de
Pernambuco em comunidades tradicionais. Email para contato marcos.miliano@gmail.com


O Ciclo Gaia de Palestras é um espaço em que qualquer pessoa pode discutir temas recentes
das várias ciências – principalmente as questões relacionadas ao meio ambiente e seus impactos
socioambientais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas, pesquisadores,
ambientalistas e o público em geral se encontrem para discutir questões científicas e de interesse
da comunidade em geral numa atmosfera agradável.

O evento Ciclo Gaia de Palestra é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.
O local é a Livraria Cultura – PAÇO ALFÂNDEGA (R. Madre de Deus, s/n – Recife/PE).
Maiores informações sobre o Ciclo Gaia de Palestra podem ser encontradas
em http://www.ciclogaia.com ou ciclogaia@gmail.com ou secretaria do Depto. de Zoologia do
CCB/UFPE*.

*Coordenador: Gilberto Rodrigues (biol.gilbertorodrigues@gmail.com). Professor Adjunto de Ciências

Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
UFPE terá funcionamento normal na próxima sexta-feira (28)


A UFPE terá funcionamento normal na próxima sexta-feira (28). O ponto facultativo no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional alusivo à comemoração do Dia do Servidor Público Federal foi transferido, excepcionalmente, para o dia 14 de novembro, de acordo com a Portaria nº 870, de 24 de outubro deste ano, da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada hoje (25) no Diário Oficial da União. No dia 14, deverá ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais na instituição.

domingo, 23 de outubro de 2011

Iniciação científica: reenvio de resumo Conic e relatório final Pibic corrigidos deve ser feito até 31 de outubro
Já está disponível no Sig@ o resultado da avaliação de resumos referentes ao XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic) e de relatórios finais vinculados ao Programa de Iniciação Científica da UFPE (Pibic 2011). Os trabalhos que precisam ser corrigidos deverão ser alterados de acordo com as observações dos avaliadores e submetidos novamente até 31 de outubro, pelo Sig@.
Abaixo, seguem instruções para realização dos procedimentos relativos à visualização de resultados e reenvio de trabalhos:
Visualizar o resultado da avaliação:
1) Acessar o Sig@
2) Trocar o perfil para “Pesquisa”
3) Clicar em “CONIC”
4) Clicar em “Avaliação”
5) Clicar em “Visualizar avaliação”
Reenviar resumos e/ou relatório final corrigidos, para nova avaliação:
1) Acessar o Sig@
2) Trocar o perfil para “Pesquisa”
3) Clicar em “CONIC”
4) Clicar em “Inscrição”
5) Clicar em “Ressubmeter Arquivos”
Mais informações
Pibic UFPE
pibicufpe@gmail.com
(81) 2126.7052

sábado, 8 de outubro de 2011

Cerimônia de transmissão de cargo de reitor da UFPE para Anísio Brasileiro acontecerá na próxima terça-feira (11)
Na próxima terça-feira (11), às 9h30, acontecerá a solenidade de transmissão do cargo de reitor da Universidade Federal de Pernambuco para o professor Anísio Brasileiro, que foi eleito em abril deste ano para um mandato de quatro anos à frente da UFPE. A cerimônia ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade e reunirá toda a comunidade acadêmica, além de autoridades. A solenidade será presidida pelo professor Amaro Lins, que se despede do cargo de reitor da Universidade, ocupado por ele durante dois mandatos (2003-2007 e 2007-2011), tendo como vice-reitor o professor Gilson Edmar. O novo vice-reitor, professor Sílvio Romero de Barros Marques, será empossado pelo reitor.
Entre os objetivos de Anísio Brasileiro para sua gestão estão a implementação de ações concretas a fim de aperfeiçoar e fortalecer: o quadro jurídico que rege as licitações e compras das universidades; as Fundações de Apoio ao Desenvolvimento das universidades; o financiamento público para os hospitais universitários; as condições de trabalho dos docentes e servidores técnico-administrativos; e as relações da Educação Superior com a Educação Básica, ambas sob a tutela do Ministério da Educação (MEC).
Também se destacam em seus planos de gestão o incremento das ações de apoio aos alunos, com a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a realização de um trabalho de humanização do campus, a conclusão das obras de infraestrutura física, a construção de espaços de convivência, de restaurantes universitários em Caruaru e Vitória, e de novas casas de estudantes. Uma política de informação e comunicação, que articule as rádios e televisão, as bibliotecas, a editora, o Núcleo de Tecnologia de Informação, será também prioridade do novo reitorado, juntamente com o fortalecimento de pesquisas em áreas estratégicas para Pernambuco.
TRADIÇÃO – Na cerimônia, será lido o ato de posse do reitor, assinado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A posse ocorrerá em Brasília nessa quinta-feira (6). A solenidade tem início com o cerimonial realizando a trasladação das tradicionais roupas do protocolo acadêmico, as vestes talares: a beca reitoral, a samarra e o capelo. As origens dessas vestes remontam ao cerimonial multissecular da Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram a maior parte das tradições protocolares. A beca reitoral é a vestimenta longa, de cor preta, imediatamente acima da roupa do reitor.
Por cima da beca fica a samarra, que é uma espécie de capa, cujas cores são específicas de determinadas áreas do conhecimento. Sua tradição e uso vêm de uma antiga vestimenta usada por camponeses europeus, que, na Idade Média, era feita de pele de carneiro, tratada até alcançar grande alvura. Na cor branca, a samarra é exclusiva do reitor, pois essa cor simboliza a abrangência de todo o conhecimento humano.
O capelo, veste complementar que fica na cabeça do reitor, é indicativo do poder institucional e temporal inerente ao seu cargo. Depois da trasladação das vestes, Amaro Lins transmitirá o cargo para Anísio Brasileiro, passando a este a presidência da mesa. Anísio, então, receberá então o colar reitoral, símbolo da união das diferentes unidades universitárias na sua tríplice missão de ensinar, pesquisar e estender serviços à comunidade. Em seguida, ele dará posse ao vice-reitor.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL: HISTÓRICO, PAPEL NO PRESENTE E VISÃO DE FUTURO

Conferência - CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL: HISTÓRICO, PAPEL NO PRESENTE E VISÃO DE FUTURO
Conferencista - Russell Mittermeier, Conservation International

06/10/2011
sala de eventos do IEA/USP - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5.andar - Cidade Universitária, São Paulo
16h00
Transmissão na web, ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo
Não haverá inscrição prévia

De acordo com o primatologista norte-americano Russell Mittermeier, presidente da organização ambientalista Conservation International (CI), o Brasil é responsável por 70% das áreas do planeta que passaram a ser protegidas nos últimos 8 anos. Acrescenta que esse e outros recordes e inovações feitos pelo país têm sido possíveis graças a uma "forte e já longa tradição conservacionista construída por alguns visionários e que, rapidamente, ganhou corações e mentes do povo brasileiro".

A partir do caso dos primatas e da primatologia brasileiros, Mittermeier apresentará parte dessa história na conferência "Conservação da Biodiversidade no Brasil: Histórico, Papel no Presente e Visão de Futuro, no dia 06 de outubro, quinta-feira, às 16h00, na sala de eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Em paralelo a esse histórico, ele fará uma reflexão sobre o momento atual do Brasil no cenário mundial em relação a temas ambientais, a atuação do país quanto às convenções internacionais e o papel de liderança a ser cumprido, especialmente a partir da RIO+20. Também defenderá a tese da vocação do Brasil para ser a primeira superpotência verde do planeta, tendo como referência o exame do potencial papel do Estado de São Paulo no cumprimento dessa vocação.

Doutor em antropologia biológica pela Universidade de Harvard, EUA, Mittermeier tornou-se primatologista e herpetologista. É presidente da CI desde 1989 e autor de mais de 400 artigos científicos e de divulgação científica, além de 15 livros. Viajou por mais de 100 países e conduziu pesquisas de campo em mais de 20 deles. Muitas dessas pesquisas foram realizadas no Suriname, em Madagascar e no Brasil (Amazônia e Mata Atlântica).

Além de presidir a CI, Mittermeier atua em funções de destaque em outras instituições: dirige o Grupo de Especialistas em Primatas da Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCS); é professor adjunto da Universidade de Nova York há 20 anos; é presidente da Fundação de Biodiversidade Margo Marsh dede 1996; atua como especialista em grandes macacos no Programa Ambiental das Nações Unidas; e em 2004 foi eleito conselheiro regional para a América do Norte e Caribe da UICS.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas. O coordenador da atividade será o professor Jose Pedro de Oliveira Costa, cocoordenador do GP e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Ines Iwashita
Universidade de São Paulo
fone 11 3091-1685 e 9603-4819

Departamento de Fisiologia e Farmacologia inscreve para curso de atualização


O Centro de Ciências Biológicas (CCB) abre inscrições hoje (3) para o curso de atualização em fisiologia, destinado a profissionais formados (ou que vão se formar até dezembro) na área de saúde que tenham interesse em ingressar em um Programa de Pós-Graduação em Fisiologia. Há 30 vagas disponíveis e a carga horária é de 45 horas, distribuídas em dois meses.

Para se inscrever, é preciso levar o currículo Lattes e a ficha de inscrição preenchida até a secretaria acadêmica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. O curso é gratuito, mas exige-se um percentual de frequência às aulas maior que 75% para obtenção de certificado. As aulas terão início imediatamente.

Mais informações
Departamento de Fisiologia e Farmacologia
(81) 2126.8530