terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cancelamento de Palestra

logo.jpg

Caros frequentadores do Fórum de Ecologia e Evolução,


Avisamos a todos que a palestra "O ponto de mutação na ciência: a transição do paradigma cartesiano para a visão sistêmica", a ser proferida pela Dra. Cecilia Costa amanhã (28/9/2011) foi cancelada.
Não haverá realização do Fórum amanhã. Pedimos desculpas a todos pelo cancelamento, e os convidamos para comparecer na semana que vem, que segue com a programação normal.

Agradecemos a compreensão de todos,

A Comissão Organizadora

Fórum de Ecologia e Evolução
UFPE
http://tinyurl.com/ecoevol

O ponto de mutação na ciência: a transição do paradigma cartesiano para a visão sistêmica

logo.jpg

O ponto de mutação na ciência:
a transição do paradigma cartesiano para a visão sistêmica


Palestrante: Dra. Cecilia Costa
Departamento de Botânica - UFPE

Data: 28/9/2011 (Quarta-feira)
Horário: 13:00
Local: Auditório do CCB - UFPE



Mais informações: http://tinyurl.com/ecoevol

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Convite especial!!

Estimados Colegas,
no próximo sábado, dia 24 de setembro, às 19h30, estará sendo lançado o livro " O SISTEMA CLIMÁTICO", escrito por Lucivânio Jatobá, Alexandre Medeiros e Rachel Caldas Lins, no "stand" da Editora Grafset, da Paraíba, na Bienal do Livro. A referida Bienal acontecerá no Centro de Convenções , em Olinda.
O livro é uma coletânea de textos sobre os seguintes aspectos da Climatologia: a) A Meteorologia e a Climatologia, b) A posição da Climatologia no Quadro das Ciências da Terra, c) As relações Terra-Sol e suas repercussões climáticas, d) A marcha aparente da Terra em torno do Sol, e) A camada geográfica da Terra, f) As relações entre elementos e fatores climáticos, g) As massas de ar do Brasil e do Nordeste, h) As interações entre oceano e atmosfera terrestre.
Será uma honra para os autores a presença de vocês.
Agradecemos antecipadamente.
Cordiais saudações,
Lucivânio jatobá
Alexandre Medeiros
Rachel Caldas Lins

Att, Lucivanio Jatobá

Especialista ministra palestra sobre Direito e Petróleo na UFPE


Especialista ministra palestra sobre Direito e Petróleo na UFPE

A professora Ana Catarina Fernandes Coriolano, doutora em Geologia e advogada com especialização em Direito Ambiental, faz palestra na UFPE amanhã (23), com o tema “Direito do petróleo”. O evento será das 14h às 16h, no auditório do Departamento de Engenharia Química (DEQ), localizado em frente ao Núcleo de Hotelaria e Turismo.

Ana Catarina é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Universidade de Sherbrooke (Canadá), leciona no mestrado de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Potiguar e é pesquisadora da UFRN. A palestra é promovida pelo Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-28/ANP) do DEQ.

domingo, 11 de setembro de 2011

III Semana Socioambiental

Guia do Estudante 2011 classifica como excelentes 14 cursos da UFPE

A avaliação dos cursos da UFPE pelo Guia do Estudante 2011 é muito positiva. Publicado pela Editora Abril, o Guia 2011 classificou como excelentes (cinco estrelas) 14 cursos de graduação e outros 32 cursos como muito bons (quatro estrelas). Apenas dois cursos receberam três estrelas, o equivalente ao conceito bom. A avaliação constará na publicação GE Profissões Vestibular 2012, que passa a circular em outubro.

Foram consideradas excelentes as graduações em Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Física, Fonoaudiologia, História, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Serviço Social.

As graduações classificadas como muito boas foram Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Fisioterapia, Geografia, Geologia, Hotelaria, Jornalismo, Matemática, Medicina, Odontologia, Química, Rádio e TV, Secretariado Executivo, Terapia Ocupacional e Turismo.

Os cursos conceituados como bons foram Farmácia e Enfermagem (Vitória de Santo Antão).

Para classificar as graduações, o Guia do Estudante avaliou informações sobre os cursos, como titulação do corpo docente e produção científica. Além disso, também foram considerados pareceres de especialistas da área de educação.

XIX Simpósio Sobre o Cérebro abre inscrições e inscreve resumos

Estão abertas as inscrições para o XIX Simpósio Sobre o Cérebro, promovido pelo Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o tema “Cérebro e tecnologia: novos desafios”, a programação inclui conferências, mesas-redondas e painel sobre avanço nas técnicas de ressonância magnética, eletroencefalografia, descobertas na pesquisa clínica e experimental do sistema nervoso, entre outros. O evento acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

As inscrições custam R$ 100,00 para profissionais de saúde e R$ 50,00 para estudantes. No simpósio, também haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos em forma de pôster. O envio dos resumos deve ser realizado até o dia 15 de outubro por e-mail ( simposiocerebro2011@gmail.com). Para a apresentação, é necessária a inscrição de pelo menos um dos autores no evento. Mais informações sobre inscrições, programação e normas para envio dos trabalhos no site do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento.

Mais informações
Departamento de Neuropsiquiatria
(81) 2126.8539 / 8523 / 8517 / 3423.3920

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Simulação de Organizações Internacionais (SOI)

Simulação de Organizações Internacionais (SOI)

A SOI é um Modelo de Organizações Internacionais, que é um tipo de atividade realizado em todas as partes do mundo, tornando esses fóruns de debate cada vez mais conhecidas pela sociedade. Nesse tipo de atividade acadêmica, os estudantes, divididos em comitês temáticos, debatem assuntos centrais da agenda internacional, como direitos humanos, segurança, economia, desigualdade e meio-ambiente. Os participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de Estados, juízes, dentre outras funções, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais.
Este ano a SOI contará com mais de 200 alunos dos mais diversos cursos, a SOI contará com 7 comitês, sendo um deles destinado ao público secundarista. São os seguintes:
  • OMI (CPAM) – Organização Marítima Internacional (Comitê de Proteção do Ambiente Marinho)
  • UNODC – Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime
  • OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte
  • TEDH – Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
  • UNASUL – União das Nações Sul-Americanas
  • Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Mini-SOI)
  • Comitê de Imprensa Internacional
Este tipo de evento, conta com a participação de alunos de vários estados brasileiros, o que enriquece ainda mais toda esta experiência. É um projeto de extensão realizado por alunos do curso de Direito da UFRN, que está em seu 11º ano de existência, e a cada ano tentamos superar o último. Venho convidar vocês a participarem deste evento, sei que Natal é um pouco longe, mas com certeza vocês irão serão muito bem-vindos!
As inscrições para participação nos Comitês são realizadas pelo site http://www.soi.org.br/. Quaisquer dúvidas podem também ser tiradas através da nossa página do facebook https://www.facebook.com/profile.php?id=100002193142136.


Atenciosamente,
Bárbara Patriota
Diretora Acadêmica da OMI – CPAM - SOI 2011 - UFRN

Laboratório de Saneamento Ambiental realizará palestras e minicursos


O Laboratório de Saneamento Ambiental promoverá eventos em setembro e outubro para comemorar seus 25 anos de existência. São dois minicursos sobre o tratamento de efluentes e duas palestras. Os interessados em participar devem preencher o formulário existente no site e enviá-lo com cópias do RG, CPF e comprovante/declaração de matrícula ou de bolsista (preferencialmente em formato jpg). O pagamento deve ser entregue no dia do evento.

Minicurso: Avanços em Relação a Projeto e Operação de Reatores UASB e Pós-Tratamento por Filtros Biológicos Percoladores
O curso será ministrado pelo professor Carlos Chernicharo – UFMG-DESA.
Dia: 08 de setembro (quinta-feira), das 9h às 12h
Auditório Newton Maia - Centro de Tecnologia e Geociências (CTG-UFPE)

Minicurso: Sistemas Naturais de Tratamento de Esgotos (Lagoas de Estabilização e Wetlands)
O curso será ministrado pelo professor Marcos Von Sperling.
Dia: 08 de setembro de 2011 (quinta-feira), das 14h30 às 17h30
Auditório Newton Maia - Centro de Tecnologia e Geociências (CTG-UFPE)

Palestra: Treatment Solutions for Industrial Wastewater in China (Pulp and Paper Industries)
Dia: 17 de outubro de 2011 (segunda-feira), das 8h às 10h,
Anfiteatro do Departamento de Geologia (5º andar CTG)
A palestra será proferida pelo professor Dr. Yanling He, da China

Palestra: Innovative Sustainable Treatment Solutions for Domestic (Waste) Water
17 de outubro de 2011 (segunda-feira), das 10h às 12h
Anfiteatro do Departamento de Geologia (5º andar CTG)
A palestra será proferida pelo professor Dr. Gatze Lettinga, da Holanda

Mais informações
Laboratório de Saneamento Ambiental
www.ufpe.br/lsa

IMPACTOS DE UMA USINA NUCLEAR

** Convite **

Dia: 8 de setembro de 2011 – 19:00 horas

Tema: IMPACTOS DE UMA USINA NUCLEAR

Palestrante: Heitor Scalambrini Costa, professor associado

do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE

Resumo: O palestrante discutirá o Plano de Expansão de Oferta de Energia Elétrica 2030

que prevê a construção de mega hidroelétricas na região Amazônica, de termoelétricas

e de usinas nucleares no Nordeste Brasileiro. Serão enfocados os impactos causados

pela construção de usinas nucleares nos aspectos econômicos, sociais, ambientais e éticos.

Heitor Scalambrini Costa é físico pela Universidade Estadual de Campinas/SP

(UNICAMP), com mestrado no Departamento de Energia Nuclear da UFPE, e

doutorado em Energética pela Universidade de Marselha (França) e Comissariado

de Energia Atômica da França.. Email: hscosta@ufpe.br

O Ciclo Gaia de Palestras é um espaço em que qualquer pessoa pode discutir temas recentes das várias ciências

– principalmente as questões relacionadas ao meio ambiente e seus impactos socioambientais. Ele oferece uma

oportunidade para que cientistas, pesquisadores, ambientalistas e o público em geral se encontrem para

discutir questões científicas e de interesse da comunidade em geral numa atmosfera agradável.

O evento Ciclo Gaia de Palestra é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.

O local é a Livraria Cultura – PAÇO ALFÂNDEGA (R. Madre de Deus, s/n – Recife/PE).

Maiores informações sobre o Ciclo Gaia de Palestra podem ser encontradas em http://www.ciclogaia.com

ou ciclogaia@gmail.com ou secretaria do Depto. de Zoologia do CCB/UFPE*.