domingo, 22 de maio de 2011

Debate sobre reforma do Código Florestal (Unicap)


Debate sobre reforma do Código Florestal, em tramitação na Câmara dos Deputados, na terça, às 19h, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Será no auditório G1 e é aberto ao público. Está prevista a participação do ex-ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause, e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. A intermediação é do presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PE, Antônio Beltrão.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Espaço Ciência realiza reunião de preparação para a Semana Nacional de C&T


O Espaço Ciência convida pesquisadores, estudantes, instituições científicas e de ensino, entre outros, para participar da 2ª Reunião de Preparação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nela serão agregadas as idéias da programação da Semana já definidas no primeiro encontro.

O evento ocorrerá na segunda-feira (23), às 10h, no auditório do próprio Espaço Ciência. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada entre os dias 17 e 23 de outubro e tem como tema mudanças climáticas, desastres ambientais e prevenção de riscos.

Mais informações
Espaço Ciência
(81) 3183.5526
www.espacociencia.pe.gov.br

CÓDIGO FLORESTAL.. se ligue!!

Elaborado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o relatório que impõe mudanças no Código Florestal sugere, entre outras coisas, a redução das Áreas de Proteção Permanente (APPs) nas margens dos rios dos atuais 30 metros para apenas 15 metros. Outra mudança proposta é a permissão de supressão de vegetação nos topos de morros, assim como a flexibilização da ocupação das encostas para fins de produção agrícola.

A relação do texto de Aldo com as enchentes no Estado de Pernambuco e com as catástrofe da Região Serrana do Rio é clara e evidente, afirmam os pesquisadores das mais diversas áreas. Outro ponto de grande impacto que o projeto propõe, é o fim da Reserva Legal, que é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, que não seja a de preservação permanente (APP). O objetivo da RL’s é a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos, conservação da biodiversidade e o abrigo e proteção de fauna e flora nativas. O tamanho das Reservas Legais varia de acordo com o bioma e o tamanho da propriedade. Por exemplo, na Amazônia a reserva deve ser de 80% da propriedade rural. No cerrado (dentro dos estados que compõe a Amazônia Legal) esse tamanho diminui para 35% da propriedade rural. No restante do país esse limite é de 20%. Mas só para termos uma idéia do que isso significa, podemos citar que hoje só restam apenas 5% da extensão original do Bioma Mata Atlântica, no qual é o bioma mais rico em biodiversidade do planeta. E o que restou desse bioma, a maior parte está mas margens dor rios (Matas Ciliares) e nas Reservas Legais dos grandes latifúndios do agronegócio.

E pra desmoralizar de vez o Brasil e descredibilizar as nossas Leis ambientais, o deputado do PCdoB prevê uma impunidade criminosa para os desmatadores que devastaram áreas ambientais entre 1994 a 22 de julho de 2008. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), caso seja aprovada a “anistia”, a não punição dos infratores vai significar a isenção de multas que totalizariam o recolhimento de R$ 10,6 bilhões. E esses são apenas alguns exemplos das muitas modificações que o atual código florestal pode sofrer.

Adaptação - Douglas França

Workshop Ensino de Ecologia na UFPE

6 e 7 de Junho de 2011

‐ Dia 1 ‐
6 de Junho de 2011
LOCAL: Auditório Central do CCB/UFPE
14:00 ‐ 17:30

14:00 ‐14:15 Introdução / Abertura

14:20 ‐ 15:20 Mesa redonda 1 – Ecologia Básica – Definições, Deficiências e Desafios

15:20‐15:40 Coffee break

15:40 – 16: 40 Mesa redonda 2 – Ecologia Aplicada – Definições, Deficiências e Desafios

16:40 ‐ 17:30 Discussão – Desafios para o Ensino de Ecologia na UFPE
(Ciências Ambientais / Bacharelado / Licenciatura / Biomedicina / Pós‐graduações)

‐ Dia 2 ‐
7 de Junho de 2011
LOCAL: Anfiteatro 12, CCB/UFPE
14:00 ‐ 17:30

14:00 – 15:00 Workshop 1 ‐ Conceitos e Problemas do Ensino de Ecologia na UFPE

Tópicos:

• História do Ensino de Ecologia na UFPE
• Grandes temas transversais
• Expectativas dos alunos
• Necessidades da sociedade
• Deficiências em conceitos básicos / conhecimento fragmentado
• Dados empíricos vs opinião pessoal
• Rigor científico vs „voodoo science“
• Livro‐texto vs experiência científica própria
• Respostas da academia
• Ativismo vs educação para a ciência
• Bibliografia e metodologia de ensino

15:00 ‐15:20 Coffee break

15:30 – 16:30 Workshop 2 – Diagnóstico do Ensino de Ecologia na UFPE

Tópicos:
• Metaanálise e Diagnóstico Pragmático do Ensino de Ecologia nos cursos da UFPE:
(Cienc. Ambientais / Bacharelado / Licenciatura / Biomedicina / Pós‐graduações)
• Futuro Institucional do Ensino de Ecologia na UFPE

16:30 – 17:30 Discussão Final, Recomendações e Fechamento


Organizadores:

Gilberto Gonçalves Rodrigues
Felipe Melo
Ralf Schwamborn
(CCB / UFPE)








EXTRA:

Prezados alunos e ex-alunos do CCB, nós professores do CCB vamos realizar
um seminário sobre o Ensino de Ecologia no CCB
e temos por objetivos identificar deficiências e propor melhorias no
ensino deste tema. Então, por favor, contribua com esse processo
respondendo ao questionário abaixo e devovendo-o até o dia 25 de maio
para cepacosta@yahoo.com.br. Vc não precisa se identificar.
Questionário
1. Pense em todas as disciplinas que você teve em que o tema ecologia
foi abordado.
Então,
coloque o a) nome da disciplina, b) o semestre/ano que vc cursou, c) o
professor que ministrou, e d) os pontos forte e e) fracos da didática e
do conteúdo ministrados.
2. Que assuntos você julga de extrema
importância e a) que não foram abordados em ecologia ou foram muito
superficiais? b) que foram muito bem abordados?
3. Que assuntos
foram redundantes e não te acrescentaram novos conhecimentos? Neste
caso, cite em que disciplinas vc já tinha aprendido e em quais eles
foram vistos novamente.
4. Sinta-se livre para outros comentários sobre suas alegrias e/ou
frustrações com o ensino de ecologia no
CCB. Dê sugestões.

Abraços,
Cecilia.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo."
Gandhi

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ciclo Gaia Apresenta: Estratégias de Conservação para a Floresta Atlântica Nordestina

Dia: 19 de maio de 2011 – 16:00 horas

Palestrantes: Msc. Severino Rodrigo Ribeiro – Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) /UFPE.

Resumo: A palestra pretende abordar o staus de conservação dos remanescentes de floresta Atlântica ao Norte do Rio São Francisco e as principais estratégias de conservação que estão em andamento na porção de floresta tropical mais ameaçada do planeta.

Severino Rodrigo é biólogo formado pela UFPE, Mestre em Biologia Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV-UFPE). Atualmente é doutorando pelo PPGBV, com doutorado sandwich pela Technishe Universität Kaiserslautern, Alemanha, certificado pela Universidade da California, Berkeley em Manejo Sustentável de Ecossistemas pelo Programa de Lideranças Ambientais e diretor de Projetos do Cepan.(severino@cepan.org.br)


Quem somos?

Somos alunos do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (campus Recife) buscando promover a troca de informações entre a comunidade científica, profissionais atuantes pela cura do Planeta e a sociedade. Divulgar e discutir formas de aplicar o conhecimento científico são as metas do Ciclo Gaia de Palestras. Acreditamos que as questões ambientais devem ser difundidas a todos os atores sociais, afinal os impactos sobre os sistemas ecológicos ecoam sobre TODAS as populações humanas. O Ciclo Gaia visa promover a interlocução entre os atores atuantes e os beneficiados direta ou indiretamente por tais ações, de forma que possam visualizar sua inserção na atual problemática ambiental.


Link no Menu dos Links no lado direito do Blog!!

Líderes fecham acordo para votar Código Florestal na terça-feira

BRASÍLIA (Reuters) - Líderes da base governista e da oposição fecharam um acordo para levar à votação na terça-feira o projeto que altera o Código Florestal. A decisão foi tomada após reunião em que ficou decidido manter posição contrária à prerrogativa defendida pelo governo de regularizar o uso de áreas de preservação permanente por decreto.

Segundo o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), o acordo substituiu a emenda do DEM por uma nova redigida por partidos da base, mas que também pretende retirar do governo a definição por decreto das Áreas de Preservação Permanente (APPs) já ocupadas pela agricultura que seriam regularizadas.

"Vamos fazer um esforço para convencer o governo. ..(a emenda) não é contra o governo, é a favor do governo", afirmou Alves ao sair da reunião, da qual também participaram o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), e do DEM, ACM Neto (BA).

O líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza (SP), que não participou da reunião e do acordo, afirmou que o governo não apoia emenda alguma.

"O governo encaminhará contrário à emenda, mas a minha esperança é que daqui até terça-feira nós formulemos uma proposta que envolva a base do governo", disse Vaccarezza a jornalistas.

A votação do projeto foi adiada três vezes por divergências entre o relator do texto, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Executivo e parlamentares.

Na semana passada, depois de ter sido anunciado um acordo sobre o texto do relator, Vaccarezza percebeu um movimento de parlamentares da base a favor da emenda do DEM e pediu a aliados que o ajudassem a adiar a votação do tema pela terceira vez. Depois da manobra, a oposição ameaçou não votar outro item que não fosse apreciado o Código Florestal.

Vaccarezza afirmou na terça-feira que o projeto de reforma do código será votado na próxima semana, mesmo que isso signifique uma derrota para o governo.

Para a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora pelo PV, Marina Silva, o acordo significa uma "liberação geral" para a ocupação de APPs.

"Esse acordo está, na verdade, entregando as nossas florestas de uma forma que é inadmissível", disse Marina, lembrando dos compromissos assumidos pela presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral, de não permitir medidas que facilitem o desmatamento.

Marina afirmou que seu partido irá obstruir e votará contra o texto do novo Código Florestal.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Procuradoria Regional Federal promove coleta de óleo usado


Da Assessoria de Comunicação da PRF5

Informamos que desde ontem, 09/05, encontra-se instalado no prédio desta Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), posto de coleta para óleo de cozinha usado. O objetivo da ação, mais uma medida da Agenda A3P, é evitar o descarte incorreto do óleo usado, além de ajudar a não degradar ainda mais o meio ambiente.

O material recolhido nos postos da PRF5 será doado em prol de entidades filantrópicas, como a Fundação Alice Figueira de Apoio ao Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (IMIP), que destinam o óleo usado à produção de sabão em barra.

Para participar da ação, deve-se proceder da seguinte maneira:

1 – Após a fritura dos alimentos, espere o óleo de cozinha esfriar, para que não ocorra nenhum acidente;

2 – Depois despeje-o numa garrafa pet, dessas de refrigerantes, ou de vidro até completá-la;

3 – Quando o recipiente estiver cheio, tampe-o e traga-o (devidamente vedado) para a PRF5.

A arrecadação das garrafas pets com o óleo usado acontecerá nas portarias do subsolo (1ª entrada de acesso ao estacionamento “SS”) e da rampa (2ª entrada de acesso aos estacionamentos “P” e “G”); e deverão ser entregues aos porteiros, que serão os responsáveis por colocar o material recolhido na bombona, situada entre a portaria da Rampa e a lixeira.

Reciclar o óleo utilizado é uma forma de preservar a saúde do planeta. “Mundo Limpo, Vida Melhor”.


Departamento de Bioquímica oferece curso de Biologia Molecular


“O Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco oferecerá o “IV Curso de Extensão: Biologia Molecular do Gene”, que ocorrerá de 28 de junho a 9 de julho. O curso é voltado para alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina, Farmácia, Bioquímica, Fisioterapia, Biomedicina e áreas afins. As aulas teóricas serão realizadas no auditório Dr. Marcionilo Lins, localizado no Departamento de Bioquímica da UFPE , enquanto as aulas práticas serão ministradas no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika).

O período de inscrições começa hoje (16) e se estende até o dia 27 deste mês. As inscrições deveM ser feitas no próprio Departamento de Bioquímica, localizado 2º andar do Centro de Ciências Biológicas da UFPE. São oferecidas 20 vagas e o investimento é de R$ 500,00, valor que pode ser pago à vista ou em duas parcelas (1+1).

Mais informações
Departamento de Bioquímica
(81) 2126.8547/ (81) 2126.8540/ (81) 2126.8576
mironoliveira99@yahoo.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011


A Semana do Meio Ambiente a ser realizada na Universidade Federal de Pernambuco está inserida no contexto global do Ano Internacional das Florestas (Declarado pela Organização das Nações Unidas - ONU) e nacional em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF 2011 CNBB). Os Cursos de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais do Centro de Ciências Biológicas da UFPE promoverão a “Semana do Meio Ambiente: “Evolua. Repense seus hábitos”. O evento destina-se a estudantes, professores, biólogos, profissionais de áreas afins e a todas as pessoas interessadas nas questões ambientais, buscando uma maior interação e troca de conhecimentos entre estas pessoas.
O evento que acontecerá no CCB nos dias 07 e 08 de junho e contará com palestras e mesas redondas ministradas por profissionais qualificados de diversas áreas que abordarão variados assuntos relacionados à temática ambiental: a Conservação e gestão sustentável das florestas, aquecimento global, novas tecnologias energéticas, agrofloresta, biotecnologia, gerenciamento de recursos naturais, questões socioeconômicas, entre outros. Haverá espaço também para que alunos apresentem suas experiências na área.
Local do evento: Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFPE
Av. Professor Moraes Rego, S/N – Cidade Universitária, Recife – Pernambuco – CEP: 50670-420

Fórum de Ecologia e Evolução da UFPE


Caros Colegas Coordenadores de PPGs,
este email é para apresentar e convidá-los a participar do Fórum de Ecologia e Evolução da UFPE. Peço por favor que repassem esta mensagem aos membros docentes e discentes dos seus respectivos programas.

O Fórum de Ecologia e Evolução da UFPE está sendo organizado por alunos dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Animal, Pós-Graduação em Biologia Vegetal e Pós-Graduação em Biologia de Fungos, sob minha coordenação, e visa promover um ambiente para apresentação e discussão de projetos e resultados nas grandes áreas de Ecologia e Evolução, assim como para intercâmbio de conhecimento e divulgação do trabalho realizado pelos pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, colaboradores e convidados..
Assim, o Fórum organiza a apresentação de palestras nas áreas de Ecologia (autoecologia, ecologia de populações, comunidades e sistemas, ecologia teórica e aplicada, biologia da conservação) e Evolução (taxonomia e sistemática, evolução gênica e morfológica, genética quantitativa e de populações, paleontologia), que serão seguidas de um tempo para perguntas e discussão.

As palestras serão apresentadas às quartas-feiras, sempre das 13h às 14h, no Centro de Ciências Biológicas da UFPE. A abertura do Fórum será feita no dia 18 de maio, com a palestra "A secundarização da floresta e o futuro da biodiversidade da Mata Atlântica", apresentada pelo Dr. Marcelo Tabarelli.
Mais informações e a programação completa até o momento pode ser encontrada no sitehttp://tinyurl.com/ecoevol.

Por favor, repassem este e-mail a seus alunos e colegas de departamento. Para quem se interessar, seguem dois cartazes em anexo para divulgação do Fórum e da palestra de abertura nos seus murais e quadros de avisos.

Contamos com a presença de todos para que este possa realmente se tornar um evento regular do CCB com a particpação de todos.

Obrigado

Diego Astúa
Departamento de Zoologia, UFPE.

--
Comissão Organizadora
Fórum de Ecologia e Evolução
UFPE


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Palestra no Centro de Educação aborda o meio ambiente


Com o tema ““Eu também faço parte do Meio Ambiente””, o ambientalista Nélio Fonseca realiza palestra no próximo dia 21, das 9h às 12h, no auditório do Centro de Educação da UFPE. A palestra faz parte do calendário de Atividades que serão desenvolvidas durante o ano de 2011 para os alunos do projeto de extensão “Pirraias da UFPE: Não quero moedas, quero dignidade”. Aberto ao público, o evento contará com uma sessão de plantio de mudas de Pau Brasil, que serão doadas por Nélio Fonseca.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Recife perdeu cerca de 400 Km² de área verde em vinte anos


Por Bruna Monteiro

A perda da cobertura vegetal de 1986 a 2007 na cidade do Recife somou 397,2 km², área equivalente a quase 100 campos de futebol em tamanho oficial. Essa medida, convertendo-se em quantidade de carbono, representa um sequestro de aproximadamente 39 toneladas do gás. Essa conclusão alarmante consta da dissertação “Áreas Verdes e Clima Urbano – A função socioambiental dos Imóveis de Proteção de Áreas Verdes na cidade do Recife”, realizada pela mestre em Desenvolvimento Urbano Karina Barros. No seu trabalho, a pesquisadora investiga a importância da conservação dos Imóveis de Preservação de Áreas Verdes (IPAVs), além de traçar um raio-x da situação dessas áreas no Recife. Sob a orientação da professora Fátima Furtado, a pesquisa foi realizada no Laboratório de Estudos Periurbanos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.

Segundo analisa Karina, a falta de áreas porosas aumenta os chamados eventos climáticos extremos, que são as fortes chuvas e tempestades que causam enchentes e alagamentos criando, assim, um transtorno não apenas no clima, mas também no cotidiano da cidade. “Desta forma, a preservação e a conversação das áreas verdes podem contribuir para uma cidade com melhor qualidade de vida, assim como uma preparação para enfrentar esses eventos e conviver com mais segurança em relação a suas consequências”, alerta.



Rua Sebastião Alves, Parnamirim, na última sexta à noite

Os IPAVs são uma iniciativa pioneira de proteção às áreas verdes, espelhada em uma já existente em Curitiba (PR), que foi instituída pelo poder público municipal, em 1996, por meio da Lei do Uso e Ocupação do Solo da Cidade do Recife. Reforçada em 2008 com o plano diretor, no qual foram considerados como Unidades de Equilíbrio Ambiental (UEA), foi criada a obrigatoriedade de preservar, no mínimo, 70% de toda a área verde existente. “A primeira parte da pesquisa foi observar, através de gráficos com evolução de bases cartográficas, quais eram os IPAVs que estavam conservados, respeitando a lei e plano. Foram, no total, 63 espaços analisados desde a criação dos primeiros até 2009, e deles, 70% estavam em conformidade com a legislação”, explica a arquiteta. Em 1996, foram criados 56 IPAVs; já em 2004, quatro. Em 2006, dois e um IPAV foi feito no ano de 2009.

Na segunda parte do estudo, foram escolhidos os dez IPAVs mais bem conservados e os dez em pior situação, elaborando assim 20 quadrículas de 500 x 500 m² ao redor das áreas no período de 2002 e 2007. Nessa fase, foi observada a relação das áreas verdes com o seu entorno, com o objetivo de identificar os efeitos da perda da cobertura vegetal e a importância dessa área. Karina Barros classificou os solos em impermeável (área cimentada e de coberta) e permeável (área verde e solo batido) com o objetivo de investigar a drenagem da cidade. Assim, foi constatado que em cerca de 90% dos casos a perda da cobertura vegetal diminui as áreas permeáveis, essenciais para a formação de aquíferos, influenciando o ciclo da água e a limpeza do ar.

O trabalho destaca a importância do mercado imobiliário que contribui para preservação das áreas com coberturas vegetais. “Já que hoje em dia área verde é ligada à qualidade de vida, as construtoras preferem construir apartamentos pertos das áreas conservadas, para valorizar suas propriedades”, explica Karina. Apesar da intenção não ser uma preocupação direta com os IPAVs, acaba por se tornar um fator positivo. Entretanto, mesmo com a clara importância desses imóveis, eles são poucos conhecidos pela população ou mesmo por técnicos de ambientes, da própria prefeitura e outros órgãos municipais, o que acarreta numa gestão ineficaz, segundo explica a pesquisadora. “Os IPAVs nunca foram regulamentados, já que a lei só cita a criação deles, não possuem monitoramento, que só ocorre casualmente quando há denúncia. Portanto, é necessária uma gestão mais firme”, alerta a arquiteta.


REPERCUSSÃO – Após a publicação da dissertação, em 28 de fevereiro de 2010, foram criados, em dois meses, mais 36 IPAVs na cidade, ação que não acontecia desde 2009. Além disso, o trabalho de Karina Barros foi destaque no 6° Seminário Internacional sobre Conservação Urbana, realizado em março deste ano pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada. A conferência, que contou com especialistas de mais de dez países, objetivou discutir a preservação dos patrimônios históricos, seus métodos e tecnologia. “Quando as pessoas falam de patrimônio histórico, pensam muito em bens, áreas construídas, mas a natureza também é patrimônio. Uma prova disso são as árvores tombadas que funcionam como memórias”, defende Karina Barros.

Mais informações
Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano
(81) 2126.8311

Karina Barros
arqkarinabarros@hotmail.com

Mercado de carbono é tema de palestra no CFCH


O Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE (CFCH) sedia hoje (4), às 19h, palestra com o biólogo, cientista ambiente e mestrando em Desenvolvimento e Meio ambiente Marcos Tavares, que abordará o "Mercado de Carbono e Desenvolvimento Sustentável: conceitos e aplicabilidades". Aberta ao público, a palestra ocorrerá no 5º andar.

Mais informações
marcostavares30@hotmail.com