domingo, 12 de dezembro de 2010

Bovespa terá índice que incentiva redução de emissões de CO2

Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) terá, até o fim do ano, um índice que contemplará com peso maior ações de empresas com taxas baixas de emissão de dióxido de carbono (CO2). O Índice Carbono Eficiente (ICO2) será lançado em dezembro e visa a estimular a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa.

"O índice tem como objetivo trazer o item da mudança climática para dentro das empresas por meio de instrumento econômico, que é a Bolsa [de Valores]", explicou a diretora de Sustentabilidade da BM&FBovespa, Sonia Favaretto.

Segundo ela, 45 empresas cujas ações estão entre as mais negociadas na Bolsa foram convidadas a integrar o índice. Quem aceitar terá que enviar à BM&FBovespa um inventário das emissões.

O gerente de Produtos Ambientais, Energia e Metais da BM&FBovespa, Guilherme Fagundes, disse esse índice será comparado com o de outras empresas do mesmo setor. Se a empresa listada no ICO2 tiver menos emissões que as outras, ganhará maior participação na formação do índice.

"Se eu tinha 5% do índice e passei a ter 6,5%, o investidor que aplicar no ICO2 estará investindo mais na minha ação do que estava antes", explicou Fagundes sobre o mecanismo de incentivo à redução de emissões.

O gerente disse ainda que a criação do ICO2 é um parceria entre a BM&FBovespa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, o banco de fomento será o responsável pela criação de um fundo de investimentos referenciado no ICO2. Esse fundo terá cotas negociadas na BM&FBovespa. Portanto, investidores que levam em conta a sustentabilidade das empresas em que aplicam seu dinheiro poderão comprar cotas desse fundo e estimular também a redução das emissões.

"Existem alguns investidores que buscam alocar parcelas ou a totalidade dos seus investimentos em empresas que se atentam para as mudanças climáticas", disse Fagundes. "Eles poderiam investir nesse fundo referenciado pelo índice ICO2."

De acordo com Sônia Favaretto, a criação do fundo deve levar algum tempo, até que o ICO2 se consolide na Bolsa de Valores. Já o índice, entretanto, após ser lançado no Brasil, será apresentado na 16ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP-16). A conferência vai ocorrer em Cancun, México, entre os dias 29 deste mês e 10 de dezembro. "Anunciamos a criação do índice na COP-15, em Copenhague, no ano passado. Agora, vamos entregar o índice pronto na COP-16", assegurou Sônia Favaretto. (Fonte: Vinicius Konchinski/ Agência Brasil)

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/11/04/62463-bovespa-tera-indice-que-incentiva-reducao-de-emissoes-de-co2.html

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Reunião Anual Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia

A nona edição da Reunião Anual Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia em Minas Gerais - PALEO MINAS 2010 - será realizada neste ano no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia. Contará com palestras, apresentações orais, pôsteres, exposição de paleoarte, concurso fotográfico e excursão.

link: https://sites.google.com/site/9paleominas/


XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia

Local: O XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia será realizado no Centro de Convenções do Studio 5 Mall em Manaus - AM, Brasil, de 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2011.

Tema do XIX EBI: Fronteiras do conhecimento em Ictiologia

Logotipo do XIX EBI: Design minimalista de um peixe remetendo a idéia de movimento em direção ao encontro das águas do rio Negro com o rio Solimões e respectivas ondulações fluviais.

E-mail: ebimanaus2011@gmail.com

AS INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS MAS COM NOVA TABELA DE VALORES. Estudantes (graduação e pós-graduação) pagam o mesmo valor. Para evitar contratempos salvem o boleto em pdf.


link: http://xixebi.org/?var=home

II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL IV ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA

A Assembléia Geral das Nações Unidades elegeu 2011 como o Ano Internacional das Florestas. As atividades enfocadas incluem a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento das florestas e a conscientização do papel decisivo que as matas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

Conservar florestas é preservar não somente a vida das árvores e dos povos das florestas. E sim manter viva toda a biodiversidade do Planeta, e com ela as sociedades humanas. A Educação Ambiental na família, e em todos os níveis de ensino, cumpre papel fundamental para a conservação da sociobiodiversidade e do ambiente em que vivemos.

O II Congresso Nacional de Educação Ambiental e o IV Encontro Nordestino de Biogeografia, ocorrem simultaneamente em João Pessoa, no período de 12 a 15 de outubro de 2011. O II CNEA & IV ENBio são promovidos pela Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo maior de apontar os Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade. Os eventos vão reunir 1.500 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes e cidadãos de todos os setores da sociedade.



Link: http://www.cnea.com.br/index.html

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Setor de biotecnologia se reúne em seminário estadual

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria, evento que reunirá pesquisadores, acadêmicos, entidades governamentais e empresários com o objetivo de trocar informações e conhecimento para maior sinergia entre os vários atores do sistema Estadual. No Seminário, que ocorrerá no dia 9 de dezembro, será dado início à criação de um plano estratégico do setor a fim de direcionar metas e objetivos para o atendimento de demandas por novas pesquisas e produtos.

Esse evento é patrocinado pelo Sebrae-PE, com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) e Secretaria Municipal do Recife de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Programação

DIA 9/12 (quinta-feira)

8h – Credenciamento
9h - Abertura
10h - Palestra de abertura – A ciência biotecnológica em Pernambuco – Paulo Andrade (UFPE)
10h40 – Coffee break e visita a exposição de produtos
11h – Apresentação e discussão da proposta do Parque de Biotecnologia
do Estado de Pernambuco – Emanoel Sérvio (Biogene)
12h – 14h - Intervalo para o almoço
14h – Apresentação das empresas (8 empresários convidados 15 minutos por apresentação)
15h – Coffee break e visita a exposição de produtos
15h20 – Mesa de discussões (temas que deverão ser abordados: competências instaladas, posicionamento estratégico das empresas, potencial de parcerias em desenvolvimento, gargalos técnicos e legais, o empreendedorismo em biotecnologia) (mediador Prof. Bento Albuquerque – UPE)

Mais informações
www.biotecpe.com.br